top of page
tecnobiografia.jpg

Tecnobiografia

Sidnei Siqueira Miranda

 Convido a todos a fazerem parte dessa memória e percepção da minha  vida em relação com as tecnologias digitais. 

Tecnobiografia: Sobre
Tecnobiografia: Pro Gallery

O começo

17183224869127.png

Primeiras Memórias

Meu primeiro contato com um computador foi em 98, no meu primeiro emprego de carteira assinada (Correios). Nunca tinha visto um computador, mal sabia fazer uma ligação telefônica pois telefones eram extremamente caros, fora da realidade da minha família. Nesse cenário comecei a trabalhar, sem nem saber ligar minha ferramenta de trabalho. Pra piorar o sistema operacional utilizado era o DOS. Complicado de trabalhar pois tem que conhecer os comandos pra poder ter funcionalidade, por essa razão fui atrás de um curso de Informática. Pouco tempo depois a agencia adquiriu a revolução da época o WINDOWS 3.1, com seus incríveis 16 bits, minha vida melhorou bastante. Dessa época ainda me lembro dos DISQUETES, que nada mais eram que dispositivos de armazenagem de dados, com cerca de 1,4 M de capacidade,

Aula EAD

Com o crescimento das tecnologias, o meio acadêmico  não se limitou aos portões das instituições. Assim entrei em uma faculdade EAD, isso em 2006,o curso foi Administração na Faculdade UNOPAR. Outra aventura! Sem computador comecei a assistir aulas em LAN HOUSE. Os disquetes estavam sendo substituídos por CD-ROM, esses com maior capacidade de armazenamento de dados. Com o tempo comprei meu primeiro PC nas Casas Bahia, deixando o rim, dividindo o saldo em longas 36 prestações. Nesse período uma linha telefônica estava acessível,então adquiri logo uma linha,assim tive acesso a internet discada, algo inacreditável até então na minha vida (som da internet discada). Mas essa revolução era só nos períodos da madrugada, de meia noite às cinco da manha, pois era a custo zero, pois era cobrado como uma ligação, nos demais horários tinha um alto custo. Usando somente pra pesquisas, pois pela velocidade não dava pra fazer grandes coisas. Então o cara da Lan virou meu parça.

7139355411124045.jpg
41196.jpg

Redes Socias

No período da Faculdade criei meu primeiro email pessoal, ainda utilizo ele no meu dia a dia. Dentro da Lan fui apresentado ao ORKUT, primeira rede social que conheci, algo que ocupou o tempo que tinha livre. Depois de conhecer essa ferramenta de assassinato de tempo ocioso, conheci o MSN, maravilhoso, dava pra conversar com pessoas do outro lado do mundo. Pra piorar aprendi a enviar mensagens de graça pela rede e comecei a entrar em salas de bate papo, minha vida virtual começou a criar forma.

Tecnobiografia: Serviços

Atualidade

Tecnobiografia: Galeria
download (7).jfif

Sites e Aplicativos

Atualmente está completamente diferente de quando comecei a ter contato com computadores. Nem dá pra comparar. O primeiro computador com que trabalhei é muito inferior comparado a Smartfones ultrapassados dos dias atuais, a diferença da velocidade de compartilhamento de dados é absurda, um simples dowload de arquivo de músicas que levava a noite inteira hoje dura segundos. Tudo se tornou mais rápido e prático. Pagar contas que chegava a levar hora nas filas de bancos, dura segundos nos aplicativos de bancos. As redes sociais mudaram, o Facebook tomou o lugar do Orkut, Whatsapp viralizou se tornando a principal ferramenta de troca de mensagens, acabando com o MSN. Já os meios de armazenamento de dados teve um grande avanço, ninguem mais se lembra dos disquetes, nem do CD. Os computadores não veem com drives pra esses tipos de mídia, mas sim com entradas USBs onde são inseridos pendrives ou poderosas memórias externas. Tem ainda as memórias em nuvem que nada é que um provedor que armazena o conteúdo, com o dono dessa mídia podendo acessá-lo de qualquer aparelho do planeta.

Dispositivos Móveis

Aliás os Smartfones ganharam o gosto popular, entrando de vez em nosso cotidiano. Todas as plataformas que rodam em poderosos computadores tem sua versão para esses pequenos aparelhos, pequenos apenas em tamanho, pois sua funcionalidade é gigantesca. Tudo pode ser comprado por meio desses aparelhos, tudo pode ser sonhado, podemos viver um mundo virtual alternativo, novos corpos, novas casas, uma nova vida social, pautada na mentira e na ignorância, abrangendo cada vez mais pessoas devido a facilidade em se adquirir esses aparelhos. A tecnologia mudou a forma de interagirmos com o mundo, e com nossa forma fragilizada, até mesmo os estudos, onde novas plataformas foram criadas visando esse nicho.

download (9).jfif
download (1).png

Quarentena Obrigatória

Com o início de 2020 chegou a nós um grande desafio: o CORONA VÍRUS. Nos foi retirado o direito de ter uma vida normal, mas tudo por uma boa causa: a vida. Nisso o meio virtual ganhou força, coisas rotineiras tomaram uma nova forma, comprar um sanduíche passou obrigatoriamente feito pela internet, tudo por aplicativos, de uma viagem de carro até um cachorro quente. Onde estudo adotou a plataforma MICROSSOFT TEAMS para interagir com os alunos, mas nem todos conseguiram transitar de maneira suave pra esse novo conceito. Eu mesmo tenho dificuldades, acredito que pela minha geração não ter um convívio com a tecnologia virtual, mas contrariando esse meu pensamento, minha filha está tendo dificuldades nesse momento também. Ela estuda na rede estadual de ensino e tem que postar semanalmente exercícios na plataforma GOOGLE CLASSROOM, nada prático tendo que ter ajuda dos pais, não sendo didático. Ela tem ainda aula de inglês pelo ZOOM, funcional e prático mas limitado, pois serve para reuniões. Como disse anteriormente, essas plataformas estão disponíveis para Smartfones.

Tecnobiografia: Serviços
images (11).jfif

Futuro

O período pós pandêmico ainda é desconhecido, ainda não temos um tratamento comprovadamente eficaz, nem uma vacina que nos proteja de sermos contaminados. Mas uma coisa é certa. Nunca mais seremos os mesmos, seja na forma de interação com pessoas, seja na forma de consumo. Nesse momento a tecnologia tomou seu lugar à força, basta saber se vamos nos adaptar bem ou se vamos ser escravos dessa que veio pra dominar o mundo.

Tecnobiografia: Imagem

31987271062

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram

©2019 por Sidnei Siqueira Miranda. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page