top of page
Untitled

Linguística

A linguística estuda os acontecimentos ocorridos nas línguas naturais, criadas espontaneamente pelo homem.
O linguista devido a variedade de línguas e de ramificações, faz recortes e diante desses, faz seus estudos e pesquisas.
Podendo assim estudar: os sons (fonologia, fonética); palavras (léxico, morfologia); frases e o texto; (linguística textual); significado (semântica, pragmática).
Estudo da Linguagem
Linguagem articulada parte, subdivisão numa série de coisas. Articulação pode designar não só a divisão da cadeia falada em sílabas. A língua é o ato individual que permite reconstruir o circuito da fala. Este ato supõe de pelos ao menos dois indivíduos: falante e ouvinte.
Os fatos de consciência a que chamamos conceitos, se acham associados á representações dos signos linguísticos ou imagens acústicas que servem para exprimi-los.
O cérebro transmite aos órgãos da fonação um impulso correlativo da imagem, depois as ondas sonoras se propagam da boca de A até o ouvido de B. O circuito se prolonga em B numa ordem inversa, do ouvido ao cérebro; transmissão fonológica da imagem acústica.
A língua não constitui, pois, uma função do falante; é o produto que o indivíduo registra passivamente. A fala ao contrário é um ato individual da vontade e inteligência.
As línguas naturais notadamente diversas são manifestações de algo mais geral: a linguagem. Tal constatação fica mais latente se pensarmos em traduzir para o inglês. Temos que distinguir línguas, linguagem e fala.
Língua é uma parte essencial da linguagem, considerada uma estrutura constituída por uma rede de elementos em que cada tem um valor funcional determinado. A língua é um conjunto organizado de elementos que possibilitam a comunicação. Surge em sociedade e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas como esse.
Língua falada explica-se pela necessidade de corrigir os procedimentos de análise de Gramática Tradicional.
Língua natural nome dado a línguas como o português desenvolvida espontaneamente no interior de uma comunidade.
Língua artificial construída com algum propósito seja como comunicação entre máquinas lógicas ou para servirem como códigos.
Faculdade da linguagem é a capacidade inata do ser humano, ou seja, já inserida em seu DNA, uma constituição cerebral de todos os seres humanos sem patologias clinicas. A língua e o sistema de comunicação que utiliza a faculdade da linguagem, ativada pela exposição dos falantes aos estímulos linguísticos.
Os fenícios inventaram o alfabeto, com base na fonética. Na segunda metade do século II Ac. Os alfabetos de base fonética são listas de símbolos gráficos convencionalmente ordenados, representando sons. A estes símbolos dá-se o nome de Grafema: unidade fundamental ou mínima de um sistema de escrita, podendo representar um fonema nas escritas silábicas ou ainda uma ideia.
Estudo Diacrônico leva em conta a evolução histórica, ou seja, estuda a mudança durante o passar de tempo.
Estudo Sincrônico faz um recorte em um determinado período da existência de uma determinada língua.

Linguística: Sobre

31987271062

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Twitter
  • Instagram

©2019 por Sidnei Siqueira Miranda. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page